O IMPACTO DA FÉ

Uma questão bastante pertinente nos dias de hoje é a temática da globalização, muito se tem falado, e muito se tem ouvido, no entanto cada vez de novo se faz necessário refletir sobre esse assunto.
Sobre o artigo do Pe. Libânio que trabalhou a temática da globalização como sendo um assunto bem antigo na história, diferentemente do que se pensa, pois associa-se a globalização com a modernidade. A globalização, na perspectiva da fé, surge num desejo comum a todos os povos que é a crença. Nesse sentido a humanidade tem sede do sagrado, entretanto essa sede se revela segundo a cultura local que via de regra sofre muitas assimilações culturais ao longo da história. Essas assimilações é aquilo que hoje convencionou-se chamar de sincretismo. O sincretismo, ou as mais diversas crenças, tem como pano de fundo algo comum a todas elas que é a busca do humano pelo divino.
A globalização (relações que não conhecem fronteiras) pode estar numa perspectiva positiva ou negativa, dependendo do sujeito que a domina, mas de todo modo ela causará um profundo impacto nas sociedades. Por um lado, a fé, numa perspectiva positiva, impacta as culturas, pois manifesta esse desejo do humano de ir ao encontro do sagrado, e essa relação de fé, em geral, trás consequencias favoráveis para a sociedade,isto é, a busca de Deus respeita o meu espaço e minhas limitações, e a religião não é monopólio de nenhuma instituição. Por outro lado, numa perspectiva negativa, a fé pode assumir um caráter fundamentalista e a instituição pode se apossar da religião, nesse caso, em geral, a fé trás consequencias terríveis para a sociedade. 
Assim sendo o desejo humano de expansão (universalização) o coloca em tensão com suas convicções, seja ela religiosa ou não, pois sempre haverá um embate cultural, e isso é a maravilhosa pedagogia de Deus na história humana para sua revelação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INEFAVEL NOME DE DEUS

AFONSO MARIA RATISBONNE e THEODORO RATISBONNE

Carta às Conferências Episcopais sobre "o Nome de Deus"