OS LEIGOS/AS ESTUDAM TEOLOGIA!
Gostaria de trazer nesse texto algumas motivações (em tópicos) à partir da Chirstifidelis Laici, para nós leigas e leigos, do porque estudar teologia. Estudo esse reservado em tempos atrás somente para cléricos e hoje, sobretudo após a exortação Chistifidelis Laici (1987), se abre cada vez mais para os leigos.
Graças a Deus o bispo da nossa diocese, D. Nelson, e os padres nos animam e dispõem de meios/recursos para podermos estudar teologia, como por exemplo, o curso livre de Teologia que acontece no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André e cursos que acontecem em várias paróquias das cidades que compõem o ABC.
Podemos, dessa maneira, perceber ao longo dos anos que cada vez mais leigos se preparam melhor para desenvolver seus ministérios (catequistas, ministros extraordinários do Culto e da Sagrada Comunhão, etc) e ou atividades pastorais, para assim bem responder a sua vocação e cumprir com fidelidade sua missão de batizados.
1. INTRODUÇÃO
“É mesmo de desejar que muitos leigos adquiram uma conveniente formação nas disciplinas sagradas e que muitos deles se consagrem expressamente a cultivar e aprofundar estes estudos”. (Gaudium et Spes 62)
ü 1986 o papa João Paulo II escrevendo aos bispos do Brasil, falava que um dos desafios atuais da Igreja é a escassez dos leigos preparados, e que para tanto é tarefa urgente dos bispos formar os leigos.
ü 1987 surge a exortação Christifideles Laici que dá grande ênfase à formação teológica dos leigos.
ü “A formação não é privilégio de uns poucos (clérigos), mas sim um direito e um dever de todos” (CL 63)
ü “Ofereça-se a todos a possibilidade da formação, sobretudo aos pobres, que podem ser também eles, fonte de formação para todos” (CL 63)
ü “Para a formação, usem-se meios aptos que ajudem cada um a realizar a plena vocação humana e cristã” (CL 63) A insistência do sínodo se fundamenta que todo homem é chamado por Deus para crescer, amadurecer e dar fruto (CL 57)
ü Para os padres sinodais a formação cristã “é um contínuo processo pessoal de maturação na fé e de configuração com Cristo, segundo a vontade do Pai, sob a guia do Espírito Santo” (CL 57)
ü “a formação dos fiéis leigos deverá figurar entre as prioridades da diocese, de modo que todos os esforços da comunidade (sacerdotes, leigos e religiosos) possam convergir para esse fim” (CL 57)
2. Para que existe e por que estudar teologia?
ü O ponto de partida da teologia está numa iniciativa de Deus (Ex 3,7). O homem faz teologia porque, antes, Deus tomou a palavra e falou. Por isso, a teologia tem duas realidades: a) a Revelação de Deus que toma a iniciativa; b) a Fé pela qual o homem adere a Deus.
ü A teologia é um conteúdo e uma reflexão, mas é precedida por um acontecimento. O cristianismo se desenvolve na história como acontecimento e doutrina, por ex., em Jo 3,16: “Deus amou tanto o mundo que lhe entregou seu Filho Unigênito”. Essa entrega de Deus passa a ser explicada como doutrina e teologia.
ü A primeira razão de existir da Sacra Doctrina é a necessidade de expressar narrativamente o acontecimento da fé e a necessidade de expressar conceitualmente o significado desse acontecimento.
ü Diante dos desafios é urgente que aprendamos, segundo a exortação, a “racionalizar a esperança” (CL 60), ou ainda, “Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito” (I Pd 3,15).
ü “A formação dos fiéis leigos tem como objetivo fundamental a descoberta cada vez mais clara da própria vocação e a disponibilidade cada vez maior para vivê-la no cumprimento da própria missão” (CL 58)
ü Por isso, a teologia é um ministério, isto é, uma prestação de serviço da Igreja ao mundo, pois é pelo estudo da teologia que a Igreja transmite sua fé.
ü A fé como condição sine qua non para se fazer teologia. O homem de fé busca o sentido de vida na sua relação com Deus.
ü A espiritualidade é o motor de toda teologia (experiência mística de Deus).
3. Elementos característicos de uma teologia feita pelo teólogo leigo
ü Pensar a realidade humana social como também elemento dialogante da teologia;
ü O divórcio entre fé e vida (evangelho e cultura, CL 59) teologia como meio integrador entre fé e vida;
ü Uma teologia inculturada, isto é, que leve em conta a diversidade cultural;
ü O primado decisivo da prática sobre a teorização.
O Instituto de Teologia da Diocese de Santo André está com as inscrições abertas para o Curso Livre de Teologia até o final de janeiro de 2011. Esclarecemos que o processo seletivo vai acontecer no dia 4 de fevereiro, as 19h30, quando além da entrevista será aplicado um tema para a redação.
O curso tem a duração de três anos, e as aulas terão início em 7 de fevereiro, de segunda a sextafeiradas 19h às 21h. O investimento mensal é de R$ 300,00. A taxa da inscrição é de R$ 50,00.
Deve levar xerox do RG e do CPF. Para mais informações ligue 4992.0493 ou dirija-se até a Avenida Príncipe de Gales, 667, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André.
E ainda:
SÃO BERNARDO DO CAMPO
Quintas-feiras - Centro - Matriz N. Sra. da Boa Viagem
Noturno: das 19h15m às 21h45m
SANTO ANDRÉ
Terças-feiras - Região Centro - Centro Comunitário Pe. Capra
Diurno: das 14h30m às 17h
Noturno: das 19h15m às 21h50
Quartas-feiras - Vila Rica - Paróquia Mãe de Deus e dos Orfãos
Noturno: das 19h às 21h30m
Sextas-feiras - Jardi Oratório - Paróquia Nosso Senhor do Bonfim
Noturno: das 19h30 às 21h50m
DIADEMA
Quintas-feiras - Centro - Matriz N. Sra. Imaculada Conceição
Noturno: das 19h às 21h30m
Informações pelo telefone 4479.2335 ou celular 9115.4623
MAUÁ
Quintas-feiras - Paróquia São Pedro Apóstolo
Diurno: das 14h30m às 16h30m
Noturno: das 19h30m às 21h30m
Informações pelo telefone 4514-2056
"Não deixe para amanhã aquilo que se pode fazer hoje"
Não espere mais faça logo sua inscrição e comece a perceber a grandeza da nossa fé.
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